sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Portugal dos Pequenitos e Imaginaruim

Em Coimbra, além da afamada faculdade, há um parque muito famoso do outro lado do rio Mondego.
Falo do Portugal dos Pequenitos.
São muitas as casas, ou melhor dizendo, as casinhas ali edificadas, que reproduzem as típicas casas portuguesas, e alguns dos mais importantes monumentos nacionais.
Teve a sua origem numa ideia de Bissaya Barreto, o projecto foi do famoso arquitecto Cassiano Barreto, tendo sido inaugurado em Junho de 1940.
Poucas são as pessoas que nunca visitaram este espaço, que foi sofrendo alterações com o decorrer dos anos.
No que a mim diz respeito, já perdi a conta às vezes andei a correr no meio daquelas casinhas todas.
A última vez, foi no passado sábado, dia 15 de Setembro de 2007.
O bilhete de entrada custou 7 euros (adulto), parece-me ser um preço elevado.
O que já venho a notar ao longo das minhas visitas ao Portugal dos Pequenitos, é a degradação do espaço. Há casinhas que precisavam de obras de conservação, o parque infantil tem algumas peças danificadas.
Apesar de tudo é sempre agradável visitar o espaço.
Mas passemos ao motivo deste post.
De tantas vezes que fui ao Portugal dos Pequenitos, só no sábado é que me apercebi de um plágio arquitectónico.
Após a entrada, antes de chegar ao mapa-mundo onde constam as rotas quinhentistas dos grandes navegadores portugueses, do lado direito tem os monumentos da Madeira.
Observem a fotografia:


E agora observem esta fotografia:



Aperceberam-se de alguma coisa? Olhem bem para as portas.

Uma grande e ao lado outra pequena.

Então a Imaginarium anda a copiar as entradas!!! Isto é plágio arquitectónico.

As coisas que vejo/imagino. Tenho mesmo uma mente artística.



Sem comentários:

Enviar um comentário